Incêndios florestais em Los Angeles forçam evacuação de 30 mil pessoas e causam destruição |
O mar, o ar e as amizades
-
- João Cardoso de Amorim (à direita) na bucólica região do Morro do Amaral
Da redação - Roberto Dias Borba - 21/8/2022 - 9h16min.
A imensidão do mundo torna-se pequena quando se reencontra um amigo. Nas nossas idas em busca de um contato com a natureza pelos lados do Morro do Amaral, na zona Sul de Joinville, a recepção foi agradável e ficamos à vontade como um nativo. E tudo por rever um João, que não está entre os milhares de Joãos.
E sim João Cardoso de Amorim, pescador como a maioria do pessoal da região, mas com a propriedade de descortinar cada um dos milímetros do lugarejo. João, com um repertório próprio de causos, buscava recuperar forças durante o dia. É que na jornada dupla tem a tarefa de estar próximo de sua Maria, internada há algum tempo no Hospital Regional para recuperar a fragilidade da saúde.
Mesmo com essa distância e adversidade, João não deixa de ser receptivo e agradável com os forasteiros. Se Maria também voltasse para aqueles lados e então seriam João e sua Maria para falar daquilo que só ficamos imaginando: a tranquilidade e as belezas do mar e do ar, acompanhado pelos amigos, que só estão disponíveis num paraíso com nome de Morro do Amaral.
O tempo passou e agora Maria e João estão novamente juntos mas na eternidade.
__________________
Esta é uma das crônicas que fazem parte de uma futura publicação, que terá o nome de "Glória´s do Menino Jornalista", uma coletânea com mais de 600 textos em que relato fatos marcantes de minha vida e a trajetória no jornalismo joinvilense e catarinense. Apoiadores e patrocinadores são bem vindos. Aguardo seu contato para prestar mais detalhes, através do e-mail: rdbjoinville@gmail.com
ROBERTO DIAS BORBA Joinvilense - jornalista. Filho de João Sotero Dias de Borba e Veronica Ida Borba. Casado com Vilma Ramos Borba. Pai de Ubiratan, Paulo César e Rubens. Nasci, me criei e conheci o esporte no bairro Glória - em Joinville. Três minutos, três gols era o lema do Leão do Alto da rua 15 - o Glória de tanta tradição, história e craques da bola. A minha trajetória na imprensa começou oficialmente em agosto de 1975, no extinto Jornal de Joinville. O maior período de atuação, mesmo distribuído em duas oportunidades, foi em A Notícia, por exatos 24 anos e oito meses. O rádio entrou no meu currículo em 1991, iniciando na Difusora AM 1480, e, depois, também na Globo (atual Clube) AM 1590. Em televisão, foram algumas intervenções nos campeonatos catarinenses de 1995 e 1996, pela RBSTV (atual NSC) e ainda no canal por assinatura TV da Cidade. O esporte faz parte de minha vida desde antes do nascimento e sigo nesta caminhada até os dias atuais.
Deixe seu comentário